quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Visão Escotópica/Fotópica e Luminância/Crominância


Visão escotópica e fotópica
A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina. Assim, os olhos são os sensores de toda a visão podendo ser do tipo escotópica e fotópica.
A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor, são sensíveis a alterações da luminosidade mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).

Luminância e crominância
Como os bastonetes e os cones constituem dois tipos de sensores diferentes que apreendem a intensidade da luz e as diferenças de cor, é normal associá-los, respectivamente, aos conceitos de luminância e crominância. Estes conceitos estão, por sua vez, relacionados com as diferentes formas de representar as cores.
Para perceber como são criadas, armazenadas, manipuladas e reproduzidas as imagens a partir dos diferentes dispositivos que utilizam cor, é necessário antes representar as cores através de diferentes modelos de cor, os quais fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor: modelo aditivo e modelo subtractivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário