quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Modelo HSV e as suas aplicações

          O modelo HSV é definido pelas usa grandezas tonalidade, saturação e valor, o qual representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
          A Tonalidade é a cor pura com saturação e luminosidade máximas, permitindo fazer a distinção das várias cores puras e exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.
           A Saturação indica o maior ou menor intensidade da tonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida. Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca. Desta forma a saturação é utilizada para descrever quão viva ou pura +e a cor e em termos técnicos descreva a quantidade de cinzas numa cor.
O Valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. O termo luminosidade está relacionado com a luz reflectida, enquanto que o termo brilho está relacionado com a luz emitida.
Pode-se concluir que a tonalidade e a saturação são elementos de crominância pois fornecem a informação relativa à cor; a percepção da luminosidade e do brilho são elementos de luminância.


Aplicações do modelo HSV 

          Este modelo baseia-se na percepção humana da cor do ponto de vista dos artistas plásticos, estes para obterem as várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação, é mais fácil manusear as cores em função de tons e sombras do que apenas combinações de vermelho, verde e azul.


Sem comentários:

Enviar um comentário