quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Modelo YUV e as suas aplicações

O modelo YUV tem em conta a característica que nenhum dos modelos RGB, CMYK e HSV, ou seja, uma propriedade da visão humana que é mais sensível às mudanças de intensidade da luz do que da cor.
Este modelo foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma independente, o modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor.


Aplicações do modelo YUV
Assim, graças a este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário no outro modelo.
O Modelo YUV é adequando às televisões a cores porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância, é adequado para sinais de vídeo e permite também uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário